Neuropsicologia
É uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como as lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. Em outras palavras, a neuropsicologia atua mais frequentemente no estudo das funções mentais superiores, sem deixar de estudar áreas como agressividade, sexualidade, que tradicionalmente são investigadas por abordagens fisiológicas e biológicas (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia)
Psicoterapia
É executada por profissionais licenciados, junto ao conselhos de psicologia, para prover tratamentos aos distúrbios e transtornos mentais, melhorar o auto conhecimento, a convicção nas decisões do cotidiano, caminhar em busca da autonomia existencial, entre outras.
Como psicóloga, atuo com a psicologia analítica, que é aquela baseada nos conceitos do grande mestre, psiquiatra e psicoterapeuta, Carl G. Jung.
![]() |
---|